Atuação
Atividades
As atividades do grupo incluem:
- formação de recursos humanos para a pesquisa, na graduação e pós-graduação, por meio de orientações de trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
- desenvolvimento de pesquisa científica nas três áreas que definem o grupo, cujos resultados são publicados em veículos de qualidade e eventos de qualidade reconhecida.
- promoção de um ciclo de seminários onde os pargeanos e convidados apresentam os resultados de suas pesquisas e novos problemas.
- colaboração estreita, através de projetos financiados ou intercâmbios, com grupos nacionais e internacionais de excelente reputação na sua área de atuação, a saber:
- Grupo de Grafos e Algoritmos e de Otimização da UFRJ (COPPE e IM)
- Grupo de Estruturas Discretas da USP-SP
- Smart Grid Laboratory do Instituto de Computação da UFF
- Projeto COATI (INRIA & I3S (CNRS/Université de Nice-Sophia Antipolis)), França
- Laboratoire GSCOOP da Université Joseph Fourier, em Grenoble, França
- Grupo de Pesquisa Operacional da Université de Avignon, em Avignon, França
- Equipe OCAD do Laboratoire d’Informatique de Paris-Nord/Paris 13, França
- Equipe GraphComb do Laboratoire de Recherche en Informatique/Paris 11, França
- Equipe AlGCo do Laboratoire d’Informatique, de Robotique et de Microélectronique de Montpellier (LIRMM), França
Histórico e realizações
O ParGO foi criado em 1999 e, desde então, vem crescendo e se afirmando como um grupo produtivo e comprometido com a qualidade dos resultados que gera, tanto em suas atividades de pesquisa quanto de formação de pessoal. A integração e a dinâmica do grupo são resultados, em grande parte, da convivência diária de seus participantes no laboratório de pesquisa, reforçada pelo ciclo de seminários. A dedicação dessa equipe tem sido reconhecida por órgãos de fomento à pesquisa científica, como CNPq, CAPES, FINEP, FUNCAP, que têm financiado os projetos individuais e coletivos do grupo, bem como por renomados pesquisadores de outras instituições, nacionais e internacionais, com os quais desenvolvemos projetos de pesquisa e formação conjuntos. Entre os projetos multi-institucionais, podemos citar nossa participação, por várias vezes como coordenadores, em projetos EUROPAID/ALPHA, CAPES/STIC-AmSud, CAPES/COFECUB, CNPq/PRONEX, CNPq/PADCT, CNPq/Prosul, CNPq/INCT, FUNCAP/CNPq/INRIA, FUNCAP/PRONEM. O grupo participou do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web (com sede na COPPE/UFRJ e na PUC/RJ).
O reconhecimento do trabalho do ParGO também nos tem possibilitado organizar excelentes eventos científicos, a saber:
- Internacional CIMPA School on Advanced Parallel Techniques and Applications (Natal, 1999)
- International CIMPA on Combinatorics and Algorithms e I Simpósio Brasileiro em Grafos, Algoritmos e Combinatória – GRACO (Fortaleza, 2001)
- I Workshop em Combinatória e Telecomunicações (Icapuí, Ceará, 2005)
- 2nd Workshop on Graph Searching, Theory and Applications – GRASTA (Icapuí, Ceará, 2008)
- I e II Workshop Franco-brésilien de Graphes et Optimisation Combinatoire – GCO 2012 (Icapuí, Ceará, 2012, 2016)
- VIII Latin-American Algorithms, Graphs and Optimization Symposium – LAGOS (Beberibe, Ceará, 2015)
Esses eventos, especialmente as escolas e workshops, propiciam uma oportunidade ímpar, tanto para os participantes do ParGO, quanto para membros de outros grupos do estado que trabalham na mesma área ou áreas correlatas, para interagir com pesquisadores de renome internacional, como Abdel Lisser (Université Paris paris Sud), Adrian Bondy (Université Lyon 1), Bruce Reed (McGill University), Gérard Cornuéjols (Carnegie Mellon University), Gérard Plateau (Université Paris 13), László Lovász (Eötvös Loránd University in Budapest, Hungary), Maria Chudnovsky (Columbia University), Michel Goemans (MIT), Paul Seymour (Princeton University), Vasek Chvátal (Concordia University), Willam Tutte (University of Waterloo), dentre outros, que ministraram cursos, apresentaram seus resultados de pesquisa mais recentes ou discutiram problemas em aberto.
Todas estas atividades e realizações têm servido certamente para a consolidação do ParGO. Em particular, elas alimentam uma prática recorrente no grupo, que o mantém renovado e trabalhando na fronteira do conhecimento das áreas onde atua, que é o incentivo constante à participação em conferências e workshops, à interação com outros pesquisadores e à realização de estágios em centros de pesquisa avançados.
Bem além de sua própria sustentação, o trabalho do grupo também contribui para o crescimento da Ciência da Computação no Ceará e no país, na medida em que gera conhecimentos relevantes para a área, forma de maneira cuidadosa novos pesquisadores e profissionais da Computação, atrai para ou fixa no Estado novos pesquisadores e abre espaço e fornece elementos decisivos para o desenvolvimento da região. Vale destacar que o grupo inclui, atualmente, 8 doutores cujas formações em graduação e pós-graduação foram total ou parcialmente realizadas no próprio grupo. Além disso, vem formando doutores que atuam nos campi da UFC em Sobral, Quixadá, Russas e Cratéus, além de outras instituições do Estado como UFCA, UECE, UNIFOR, UNILAB.